sábado, 7 de novembro de 2009

Escolas podem salvar a Mata Atlântica

Nós acreditamos que estes jovens podem mudar o destino da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica. Estamos apostando tudo neles.




Estas imagens são de estudantes da 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Marechal Rondon, de São José dos Campos (SP), uma das turmas que no dia 06/11/2009 tiveram a oportunidade de aprender sobre a Mata Atlântica nas trilhas de fragmento de mata preservada em Jacareí (SP), que pertencente à Prefeitura.

Os estudantes ficam fascinados quando entram na mata e se interessam muito em aprender como funciona um ecossistema, as relações das plantas e animais. Nada escapa da atenção deles. Geralmente são eles que visualizam os bichos mais fascinantes na trilha, como um inseto camuflado sobre o tronco de uma árvores ou um pequeno vertebrado e fazem perguntas sobre o animal localizado. Então, o monitor está preparado para explicar sobre a função ecológica do bicho, sua relação com as plantas e outras curiosidades.

Os fragmentos de floresta que ainda restam próximos aos centros urbanos, mesmo pequenos, não importa o tamanho, servem com uma verdadeira sala de aula para levar os estudantes. Estas atividades ao ar livre contribuem muito para o aprendizado e estimula os jovens a se interessam em defender as matas que ainda restam, pois descobrem na prática, vêem com os próprios olhos, que estão cheias de vida, abrigam uma fabulosa diversidade de plantas e animais.

Só é possível proporcionar estes benefícios para a sociedade quando conseguimos apoio de empresas como a Johnson & Johnson, que acredita na seriedade do nosso trabalho, feito com critérios científicos e sob orientação de especialistas, e está patrocinando este projeto em São José dos Campos para podermos atender 4 mil estudantes de escolas públicas por ano em trilhas interpretativas de Mata Atlântica.

10 comentários:

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes.
No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Nós professores temos a faca e o queijo na mão, temos conteúdo para isso. Dá trabalho sim, mas nada paga a sensação do dever cumprido, faz bem para a alma. VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR ! SIM, NÓS PODEMOS.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois às vezes a mensagem entram com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero que entenda quando não puder responder. O único barulho que escuto aqui é o som dos pássaros, grilos, micos...
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !

Disney Downloads disse...

Olá, é com prazer que comento mais uma vez sobre o ótimo trabalho que vocês fazem, por defender a natureza de gananciosos deste mundo capitalista e sem amor que impera entre muitos homens, uma pena, mas ainda bem que pessoas como vocês existem, espero que continuem a fazer estas ações, as áreas que aqui vocês retratam são belíssimas, e de uma preciosidade sem fim. Parabéns, faremos o possível para conscientizar gerações futuras para um melhor futuro para nosso planeta.

Su Parente Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Su Parente Souza disse...

Belo trabalho realizado por vocês.
Com a chegada das Escolas a tendência é a de termos no presente e futuro, pessoas que entendam e tratem melhor
estas matas assim como concentrem energia para termos mais uma pessoa que saiba viver com responsabilidade e ajude a tratar deste planeta que está doente.
Abraços

Tati disse...

(...)Bem dito o fruto de vosso vrente...É dessa forma que rezamos a oracao da ave maria. É do fruto da frondosa arvore de arauquaria, que muitos trabalhadores rurais fomentam a subsistencia familiar, preservar esse ecossistema tao ameacado é dar ao ventre do Bioma a garantia da continuidade da vida de outras especies.

Ruth disse...

Que buen trabajo!me encantó en trabajo y las fotoso!
un abrazo!soy de Luque-Paraguay

André Carbonera - Ecólogo disse...

É fundamental que as futuras gerações conhecam e compreendam a importância de preservarmos as nossas florestas. Beleza não é tudo. Lembrando Fritz Müller, "que considerava a natureza criadora e transformadora de todas as coisas".
PRESERVAR É A ÚNICA SOLUÇÃO.

Lara Moutinho disse...

Parabéns pela iniciativa. Foi bom saber do esforço dos companheiros na defesa dos últimos remanescentes das matas de araucária..especialmente saber que ainda existem grandes árvores na região...Força e sucesso para vocês.

SOS PRAÇA LAGOS disse...

ficamos satisfeito que existe pessoas que se dedicam a preservação do meio ambiente aqui lutamos para preservar a área verde da comunidade esplanada -Poa -RS,acesse sospracalago.blogspot.com.

laurindo somera disse...

Parabéns pela iniciativa e seu trabalho.
laurindo somera