terça-feira, 1 de setembro de 2009

FEPEMA aprova projeto do Instituto Rã-bugio: Educação Ambiental para a sustentabilidade

Estudantes da escola publica estadual E.E.B Teresa Ramos de Corupá (SC),
participantes do projeto de Educação Ambiental do Instituto Rã-bugio


O projeto “Educação Ambiental para a sustentabilidade” proposto pelo Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade foi aprovado pelo FEPEMA*, após análise da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina CIEA/SC.

O projeto abrange as escolas públicas dos municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba, do vale do rio Itapocu (região norrte de Santa Catarina). Portanto, as ações do Instituto Rã-bugio atingirão uma escala impressionante com este projeto.

Ao todo, serão 6000 estudantes atendidos em trilhas interpretativas em meio a Mata Atlântica. As atividades estão sendo realizadas no Centro Interpretativo da Mata Atlântica (CIMA), no município de Jaraguá do Sul e na RPPN Santuário Rã-bugio, no município de Guaramirim.

As ações visam salvar os remanescentes de Mata Atlântica, que prestam serviços ambientais estratégicos para a sociedade, protegendo os mananciais, evitando a erosão do solo, amenizando o clima e mantendo a estocagem de carbono (já que o desmatamento libera gases de efeito estufa que agravam o problema do aquecimento global).

Enfim, o projeto contribuirá para a preservação de um valioso patrimônio nacional: a riquíssima biodiversidade, com muitas espécies ameaçadas de extinção, que a Mata Atlântica abriga.


Alunos da escola pública estadual E.E.B Francisco Mees, de Corupá (SC),
prestando uma homenagem ao Instituto Rã-bugio.


*O FEPEMA (Fundo Especial de Proteção ao Meio Ambiente de Santa Catarina) é um fundo socioambiental, vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS do estado de Santa Catarina, que tem como finalidade, apoiar o estudo, desenvolvimento e execução de programas e projetos que visem a conservação, a recuperação e a melhoria da qualidade ambiental. Instituído em 1981, o FEPEMA é um dos mais antigos fundos socioambientais atuantes no país e representa um importante instrumento de financiamento ambiental em Santa Catarina.

Nenhum comentário: